quinta-feira, 23 de abril de 2009

4. A situação actual do bairro



A situação actual dos jovens dessa faixa etária, que não frequentam as escolas e que não estão a frequentar nenhum curso de formação profissional neste bairro, estão praticamente sem oportunidade de integração na sociedade. E a maior parte dos jovens que estão nessa situação, não possuem nenhuma ocupação do tempo, estão sem benefícios a curto, médio, ou longo prazo, sem um trabalho ou uma formação profissional. Também uma grande parte desses jovens, são ex-presidiários e alguns não possuem documentos de identificação válidos para exercer uma actividade profissional.
Alguns dos problemas como tráfico e criminalidade que foram detectados no bairro, foi nessa canada de jovens! Sem nenhum ocupação, que passam grande tempo do dia na rua a debaterem assuntos de diversos temas à porta da entrada principal do prédio. E sei, que por vezes eles sentem revoltados. Penso que o “Programa Escolhas” devia oferecer mais oportunidades a esses jovens! Porque é nessa camada que está uma óptima oportunidade para reduzir a violência e a criminalidade no bairro.
Penso que, aumentar policiais nos bairros sociais, fazer rusgas, aumentar a patrulha etc., pode ser uma boa estratégia de combate a violência e a criminalidade nos bairros sociais, mas não o reduz, acho que por ai não é o caminho certo para diminuir o conflito nesses bairros.
É preciso moldar esses jovens, incutindo-os uma nova filosofia de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário