quinta-feira, 23 de abril de 2009

8. Projecto Idear



O "Projecto" inserem-se na estratégia de implantação territorial e na capacitação dos jovens através do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano e apresentam-se como centros de apoio às comunidades, contemplando espaços de informação e encaminhamento da população, acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, espaços de reunião e formação, acesso a serviços, para além de outras valências propostas e dinamizadas pela Comunidade.

O projecto assenta nos seguintes princípios orientadores:
- Abordagem multidimensional, integrada e de longo prazo, centrada nas causas dos problemas e não nas suas manifestações mais visíveis;
- Empowerment, no sentido de promover a autonomia e a capacitação dos beneficiários para que eles próprios conduzam o seu processo de desenvolvimento;
- Sustentabilidade das intervenções e dos seus resultados, tendo presente que o Programa tem um horizonte temporal definido e que devem ser as comunidades a assegurar a continuidade do processo de desenvolvimento;
- Participação efectiva dos actores do tecido institucional e das populações locais, quer na identificação de necessidades e problemas, quer na busca de soluções, sua implementação e avaliação;
- Avaliação e monitorização das intervenções, segundo metodologias rigorosas, sistemáticas e participadas, promovendo uma cultura de aprendizagem que potencie o empowerment e a capacitação dos diversos agentes envolvidos.

Empowerment parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar activamente da organização.


O empowerment assenta em quatro bases principais:

1. Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de acção.
2. Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas.
3. Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
4. Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objectivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroacção.

População Alvo: jovens dos 14 aos 24 anos, da Urbanização Terraços da Ponte, Lisboa
Aplicação Temporal: Ao longo do ano.
Aplicação Espacial: Os trabalhos serão realizados numa sala reabilitada com todos os requisitos materiais e imateriais necessários para o desempenho da função.

Objectivos gerais
- Conhecer e utilizar os materiais de informática;
- Possibilitar uma formação de base para à utilização de TIC;
- Promover o nível de escrita e iliteracia;
- Reabilitar o espaço existente organizando os materiais e equipamentos;
- Contactar instituições diversas, tais como Fundações, Associações ou Embaixadas de Países da C.P.L.P;
- Etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário