quinta-feira, 23 de abril de 2009

12. Considerações finais

Conceber e realizar um projecto não é certamente uma tarefa fácil, implica algum esforço e envolvimento pessoal, bem como ser capaz de gerir a complexidade das situações que vão surgindo. O projecto está associado, como diz Boutinet, a uma "pedagogia da incerteza". Mas, pelo seu enorme potencial, constitui um desafio que pode ser muito estimulante para o realizador que está dispostos a assumir um papel activo na resolução dos problemas novos que hoje enfrentamos nas nossas sociedades e simultaneamente no processo do seu próprio desenvolvimento.

Com a realização do primeiro capítulo do “Projecto Idear” podi adquirir várias aprendizagens ao longo da sua construção, nesse sentido aprendi a mobilizar um conjunto de “recursos” ao nível do saber, do saber-fazer, e do saber-ser, que estou adquirindo e desenvolvendo ao longo do 1º ciclo da licenciatura e também aprendi a avaliar a necessidade de introduzir ajustamentos no projecto de intervenção, caso isso se verifique necessário.





Biografia

In "Projectos Educativos Matemática Ensino Secundário", Ponte, João Pedro e outros, DES, Lisboa, 1998, pp9-22

Luiza C., Carlinda L., José A, (2002). Trabalhar por projectos em educação, Porto: Porto Editora

RAYNAL, S. (1996). A Gestão por Projectos, Lisboa: Instituto Piaget

BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura do adolescente: uma interpretação pelas
bibliotecas públicas do Estado de São Paulo – pesquisa trienal. Marília: UNESP, 1995.

http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/aula/proj/index.htm

http://www.programaescolhas.pt/

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