quinta-feira, 23 de abril de 2009

10. Acções e actividades

1. Irei realizar uma entrevista a coordenadora do “Projecto Esperança” de forma a recolher informação útil à compreensão do assunto, bem como, conhecer as medidas que as entidades oficiais estão a pensar colocar em prática para solucionar os casos considerados como problema.
2. Realização de uma reportagem fotográfica que retrata alguns momentos do dia-a-dia no bairro.

3. Também irei realizar alguns inquéritos aos habitantes do bairro, de forma a conhecer a opinião que têm sobre o fenómeno, a forma como vivem com ele no seu dia-a-dia, que soluções poderão propor.

4. Recolher imagens que ilustrem situações de comportamentos geralmente associados à criminalidade e violência.

5. Recorrer a vários motores de busca na internet, a reportagem elaborada por canais televisivos e por jornais (que se refere a actos de criminalidade e violência dentro do bairro).
Para preparar o inquérito responde as seguintes questões:


4.1. O que pretendo exactamente saber?

a) Conhecer a população que vive no bairro, a sua origem geográfica, as características das famílias, os níveis literários, as principais actividades profissionais…
b) Conhecer a forma como as pessoas se percepcionam a vida no bairro, em termos gerais: a percepção que têm a cerca das condições de vida da população, da segurança, dos problemas sociais, dos conflitos sociais etc.
c) Conhecer o nível de satisfação das pessoas sobre a sua própria vida no bairro: se gostam ou não de lá viver, se vivem lá por opção ou porque não tem alternativa.
d) Conhecer a opinião das pessoas a cerca da “criminalidade e da violência no bairro”, se têm percepção dela, o grau com que pensam que ela existe, como se relacionam com ela, como se sentem afectados, ou não, com ela, como pensam que o problema poderá ser resolvido.
e) Procurei direccionar para possíveis soluções que ajudem a uma melhoria da qualidade de vida da população em geral.
7. A quem vai ser feito o inquérito?
Os inquéritos vão ser distribuídos aos jovens da faixa etária acima referido
8.Onde fazer os inquéritos?
Na rua onde esse jovens passam a maioria hora dos seus dia-a-dia.
Como poderá o projecto contribuir para a reflexão sobre as cidades portuguesas?
O projecto poderá contribuir para a reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas na medida em que vai alertar para os focos de comportamentos considerados violentos existentes em bairros sociais, muitas vezes nas proximidades de escolas, comportamento esses que, no futuro poderá levar ao aumento da insegurança e, consequentemente, ao abandono destes bairros por parte de algumas pessoas.Também poderá ser importante para chamar a atenção dos grandes níveis de abandono escolar existente nestes tipos de bairros, assim levar a criação de mais programas de inserção social dirigidos a jovens

Sem comentários:

Enviar um comentário