quinta-feira, 23 de abril de 2009

6. Alguns conceitos teoricos sobre o surgimento desses tipos de comportamentos


No seio de qualquer contexto social, há normas que disciplina o comportamento individual.
Contudo, a presença de tais normas implica, inevitavelmente, a coerência de comportamentos desviantes que violam estas mesmas normas, criando alguns problemas como o não respeito pela propriedade, jovens delinquentes etc. Por vezes, o termo “Desvia” trás à mente imagens de sofrimentos e de criminalidade e violência.

Neste contexto, podem surgir comportamentos de rebeldia, ou seja, comportamentos contra os valores estabelecidos; comportamentos de indiferença, em que não existe qualquer participação na vida da sociedade; conflitos, onde si manifesta situações que transformam a vida social e as suas estruturas.

Num bairro social, onde se encontram agregada populações de diferentes etnias, na sua maioria com problemas económicos, é constante a presença de anomia social, que se traduz numa ausência de ponto de referência e de valores, que vai desfazer o laço entre o individuo e a colectividade, ou seja, entre o individuo e a população envolvente. É, de facto, com esta anomia que surgem alguns dos comportamentos desviante, podendo dar origem a uma “revolta” contra a sociedade.
Estes comportamentos têm muita incidência junto dos jovens, que se revoltam contra a vida que têm, podendo gerar um certo tipo de violência e criminalidade.


Segundo Carlos Umberto, membro de uma juventude partidária Portuguesa. “Os problemas, os novos e os velhos, o emprego/desemprego, as condições sociais, a habitação, a ocupação dos tempos livres, o confronto com a sociedade violenta e angustiada, são situação que marcam e traumatizam as novas gerações. A instabilidade e a revolta juvenil são uma realidade, cresceu a criminalidade e violência na camada jovem, particularmente ligada ao mercado das drogas, cujo, o consumo se alargou. O consumo de bebidas alcoólicas aumentou significativamente, e a tendência não é para sua diminuição. A sociedade “obriga”, “empurra” os jovens para o individualismo, para o consumismo e para a agressividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário